Manter os funcionários motivados é certamente um dos maiores desafios de qualquer empresa. É realmente complicado definir boas estratégias sobre esse assunto, afinal se trata de algo envolvendo pessoas – e consequentemente não há fórmula mágica.

Cada pessoa apresenta um comportamento diferente e reações diferentes para cada situação. E é por isso que aumentar o rendimento da sua equipe não é uma tarefa fácil. Identificar como maximizar o resultado de cada colaborador é uma fórmula tão secreta quando a da Coca-Cola.

Então, não é só dinheiro?

Existe um péssimo consenso entre muitos gestores brasileiros de que a motivação dos colaboradores está diretamente ligada aos rendimentos financeiros. Pelo começo desse parágrafo você já deve ter percebido que se trata de uma visão extremamente equivocada.

A razão desse pensamento é que o oposto é muito verdadeiro. Pessoas que trabalham recebendo menos do que julgam ser o correto com certeza ficarão desmotivadas no longo prazo. Experimente pagar o valor de um estagiário a um dos seus coordenadores e veja-o sumir da sua empresa na primeira oportunidade.

O contrário, porém, não se aplica. Justamente sabendo que o fator financeiro pode desmotivar um profissional, muitas das empresas pensam que basta pagar bem e ver o rendimento da equipe subir.

A verdade é que o dinheiro é sim uma motivação, porém pode passar a ser apenas um estímulo temporário. É fácil de entender esse comportamento, afinal o funcionário passará a receber um valor adicional em todos os meses, mas daqui a um trimestre, por exemplo, aquele já será o seu novo “valor padrão” – e a parte motivacional cai por terra.

A pirâmide de Maslow

Se você como gestor nunca ouviu falar da pirâmide de Maslow, deve conhecer urgentemente o tema. Ele é essencial para que você entenda melhor o comportamento humano e como maximizar os retornos da sua equipe.

Essa pirâmide é feita pensando nas necessidades humanas e divide-se em cinco grandes grupos. Como o foco não é esse, por hora basta você saber que a base da pirâmide consiste em necessidades físicas (dormir, ir ao banheiro, etc.), enquanto que o topo consiste da auto-realização.

Ora, e o que isso tem a ver com gestão organizacional? Porque a motivação está diretamente ligada às necessidades de cada pessoa. O emprego, por exemplo, está apenas no segundo nível desta pirâmide – e justamente por isso que não se trata apenas de dinheiro.

Ou seja, para manter sua equipe motiva e determinada em função das suas entregas, você precisará mantê-la devidamente motivada. E isso envolve outros desafios além de conseguir um aumento ao colaborador (embora, claro, seja sempre bem vindo).

Confira a seguir algumas medidas que costumam funcionar na hora de aumentar o rendimento da sua equipe.

  • Estabeleça metas

As pessoas são movidas pelas suas próprias realizações, portanto nada mais justo que criar metas para que os colaboradores tentem atingir.

O primeiro cuidado a se ter na hora de estabelecer metas é que elas sejam factíveis. De nada adiantará criar metas que sejam muito simples e que sejam facilmente alcançadas da mesma maneira que metas impossíveis e surreais acabarão causando o efeito reverso (desmotivação).

Ao mesmo tempo, as metas precisam ser recompensas. Acreditar que os colaboradores irão buscar as metas apenas por amor à empresa é muito bonito, mas na prática isso não acontece. Sem o mínimo de recompensa para o indivíduo as metas terão pouco (ou nenhum) efeito.

O mais comum é oferecer uma premiação financeira. Esse método funciona bem, mas se possível crie métodos que estimulem a competição. Nesse caso, crie uma cerimônia de premiação dos melhores colaboradores. O efeito costuma ser muito positivo para o rendimento dos profissionais.

  • Invista no desenvolvimento

Cobrar é uma tarefa legítima dos gestores, mas para isso é preciso capacitar os profissionais adequadamente. Pense em você mesmo. Como se sentiria ao ser cobrado por algo que você sequer foi treinado para fazer?

Não fazer com o próximo o que você não gostaria que fizessem com você deve ser seu lema como líder de uma equipe. Identificou uma falha de processo? Ao invés de sair dando esporro (acredite, poucas pessoas ficam motivadas no longo prazo através de broncas), por que não preparar um treinamento focado na melhoria daquela situação?

Caso não surta efeito, você poderá ser mais enfático nas suas cobranças. Isso, porém, somente porque já ofereceu a capacitação necessária para a melhora de algo que não ocorreu.

Além disso, os colaboradores percebem quando a empresa passa a investir no desenvolvimento deles. Aqui voltamos à ideia de realização: quando o funcionário identifica essa situação, certamente aumenta sua vontade de contribuir na medida em que se sente importante.

  • Promova

A promoção interna é a melhor maneira de você mostrar a todos que existe meritocracia dentro da sua empresa. Há um alto volume de empresas com a meritocracia como valor, mas poucas realmente praticam (e não existe equipe boba que não perceba isso).

Ademais, a promoção também exerce influência muito positiva sobre o ambiente na medida em que passa uma mensagem do tipo “estamos observando o seu trabalho”. Desnecessário dizer que o reflexo sobre a produtividade é automático, certo?

O contrário também pode acontecer. Se a empresa busca muitos profissionais externamente e dificilmente promove alguém, a desmotivação pode tomar conta da sua equipe. A busca fora da organização só deve acontecer quando você realmente não identificar ninguém preparado para subir de cargo.

  • Abertura para expor ideias

Colaboradores gostam do sentimento de importância para a organização onde vivem. Abra canais que permita essa troca de informações, algo positivo para as duas partes.

O funcionário passa a sentir-se mais importante dentro da sua função e contribuindo com a evolução da organização como um todo, enquanto a empresa tem um feedback sobre aquilo que pode receber uma melhoria.

  • Qualidade de vida

Por fim, não se esqueça de que os tempos mudam. A visão da geração passada sobre arrumar um emprego para estabilidade financeira não existe mais. As pessoas querem ser felizes.

Investir em opções voltadas para a qualidade de vida costuma funcionar muito bem na hora de aumentar o rendimento da sua equipe. Considere fortemente investir nesse aspecto.