Logo que nascemos somos adotados por uma imensa sociedade. Com o passar do tempo, alguns passam a crer que a existência é algo individual, que depende somente de si, que é individualista e egoísta, mas será que é assim mesmo? Será que realmente podemos trabalhar, existir, comer, amar, odiar, enfim, será que podemos viver de forma individual e egoísta?

Certamente, viver de forma totalmente independente, não ter que aturar opiniões contrárias, não ter que lidar com pessoas ignorantes, chatas, inconvenientes, etc., é algo que todos nós já pensamos, não é mesmo?! Difícil imaginar alguém que por algum motivo, já não quis abandonar uma equipe de trabalho escolar ou de trabalho profissional.

Isso se espalha de tal forma, que toma proporções grandiosas nos mais diversos locais. Nos centros de estudos, como faculdades, universidades, colégios e escolas são essenciais para o aprendizado, mas não é fácil. No trabalho é ainda mais importante, já que todo o desenvolvimento da empresa é pautado em tarefas que dependem do trabalho de todos. Veja abaixo como funciona de fato o trabalho em equipe e quais são as habilidades necessárias para fazê-lo.

O que é um trabalho em equipe?

Trata-se nada mais, nada menos, de uma junção de forças coletivas, destinadas ao mesmo fim. Portanto, numa equipe de trabalho, a função da equipe pode ser subdividida, mas ainda assim terá um objetivo comum: o lucro da empresa, o exercício da cidadania, a luta por uma causa comum, etc.

Trabalho em Equipe: Treino ou Dom?

Muita gente diz que não tem o dom para trabalhar em equipe, que não nasceu para isso, ou que é impossível manter um longo tempo de trabalho em equipe. Bem, na verdade há dom, há facilidade, se preferir, porém, isso não significa que uma pessoa qualquer não possa treinar suficientemente a ponto de ter uma ótima relação interpessoal, e ter um excelente domínio do trabalho em equipe.

O trabalho em equipe pode ser nato (ter aprendido na criação, na verdade), ou pode ser desenvolvido a qualquer momento. A Inaptidão para o trabalho em equipe é mera falta de vontade. Isso não significa que todos devem ser ótimos, mas todos devem, ao menos, ser capazes de participar de forma mediana.

Mas se é questão de treino e aprendizado, o que se deve aprender? Você precisa conhecer as habilidades necessárias para ser um participante da equipe. Para saber como, veja quais são elas logo abaixo:

Habilidades Necessárias

São com estas habilidades que você será capaz de exercer um ótimo trabalho em grupo, seja como participante, seja como líder/gestor da equipe. Os domínios dessas habilidades são essenciais para que você consiga auferir grandes e belos objetivos dentro de uma equipe. São na verdade não as únicas habilidades necessárias, mas as fundamentais; são os pilares do trabalho em equipe!

Comunicação

A primeira necessidade é a de comunicação. Como poderá fazer qualquer coisa em equipe se não puder se comunicar, se não puder ser entendido?

A comunicação, diferente do que muita gente pensa, não é falar, a comunicação é ouvir, responder, perguntar: é ouvir, compreender (que difere de simplesmente ouvir) e falar, também.

Existem técnicas específicas de comunicação, que devem ser desenvolvidas por todos os membros, para que haja um entrosamento seguro e firme entre todos os participantes. Um exemplo de uma técnica específica é a CNV: Comunicação Não Violenta, que busca uma forma pacífica de se comunicar, baseada em sentimentos e necessidades, ao invés de juízos de valor.

Comprometimento

Ser comprometido com a equipe, ser comprometido com suas responsabilidades na equipe, é algo fundamental, pois sem cumprir o combinado, quebrará a confiança que todos têm na equipe e naquele que deixa cumprir uma tarefa. Sendo assim, o comprometimento é um dos pilares fundamentais no trabalho em equipe, sem o qual toda a equipe corre o sério risco de não se sustentar.

Tolerância e Respeito

Bem, trabalho em equipe é questão de treino, frequência, estudo, mas jamais, jamais, em momento algum, será fácil e sem problemas. O lidar com o ser humano é algo extremamente complicado; lidar com um já é difícil, imagine com vários… as opiniões divergem, as ideias não batem, as vontades não casam, os momentos diferem, e por aí vai.

Respeitar e Tolerar aqueles que você discorda constantemente é uma tarefa árdua, mas é essencial. Essas diferenças, no final, farão com que toda a equipe seja híbrida e versátil. Jamais deve-se se deixar perder o respeito e jamais deve deixar de haver a tolerância!

Função do Líder na Equipe

Nesse trabalho todo, ninguém exerce uma função maior que a do outro no sentido de ser melhor, mas há funções que são fundamentais para manter a estrutura da equipe. Uma dessas figuras é a do Líder, ou dos Líderes.

O líder da equipe tem a função de organizar, gerir, direcionar, evitar intrigas, disseminar ideias, dissuadir, ajudar, auxiliar, ensinar, etc. Ao líder cabe tudo aquilo que sobrar, além de toda a gestão da equipe. Uma equipe sem líder é como um país sem governo, perde-se por não ter a quem recorrer, por não saber o que fazer e para onde ir. Num momento de crise, sempre surgirá um líder, ou toda a equipe irá por água abaixo.

Agora que você já entendeu tudo que precisa para estruturar uma boa equipe, Conta pra gente se você já teve algum problema de trabalho em equipe e como o problema foi solucionado. Compartilhe essa matéria com alguém que precisa conhecer essas dicas.