A atual forma de funcionamento do mundo alterou completamente as relações pessoais e empresariais. Com o processo de globalização a velocidade da informação atingiu índices realmente relevantes, sendo difícil manter-se estagnado sem correr riscos. A inovação deve estar sempre presente para o sucesso.

A verdade é que quem não busca a inovar o seu negócio está fadado ao fracasso. Pode parecer exagero, mas é exatamente assim que funciona, afinal os concorrentes certamente estarão em busca de melhorar o próprio negócio e afetará diretamente quem não seguir o mesmo caminho.

Para evitar que isso aconteça e que você possa manter sua competitividade em dia, confira a seguir 7 dicas para inovar o seu negócio.

1- Dê atenção especial aos colaboradores

Existe um pensamento muito errado de muitos empreendedores brasileiros sobre os seus colaboradores. Muitos olham para seus funcionários apenas como pessoas destinadas a realizar funções específicas dentro das organizações.

Essa é visão está completamente equivocada. É justamente sobre os colaboradores que existe uma grande oportunidade de encontrar caminhos e possibilidades de inovação e desenvolvimento para o seu negócio.

Parece exagero em um primeiro momento, mas tudo passa a ficar mais claro quando abrimos a rotina empresarial. Existe alguém melhor para sugerir novos caminhos do que a pessoa que executa as atividades diariamente (isto é, o seu colaborador)?

Certamente que não – e justamente por isso ele deve ter voz especial dentro da empresa. Sempre que possível convoque bate-papos com seus colaboradores, de preferência individualmente. Dê a eles oportunidade de sugerir melhorias.

Evidentemente que isso não significa concordar e aceitar tudo que for sugerido. Você perceberá que muitas ideias sequer são viáveis, mas se a cada dez ou vinte sugestões uma parecer positiva, o processo já terá valido a pena.

Você perceberá com o passar do tempo que os colaboradores são as pessoas ideais para encontrar oportunidade de inovação, porém precisará permitir a eles que participem desse processo. Muitos profissionais ficam com receio de participar de sugestões com medo de julgamentos.

2- Tenha um time de perfis diferentes

Na medida em que enxergamos os colaboradores com potencial para ajudar a evoluir um negócio, também é importante criar um ambiente propício para a inovação. E esse ambiente não se limita apenas a dar abertura aos seus colaboradores para tal.

O ideal é que você tenha profissionais de perfil diferente, permitindo que pensem de maneira distinta e opinem sobre problemas semelhantes. Assim, o leque de oportunidades para a inovação se amplia de forma exponencial.

Outro fator importante é sempre ter pessoas jovens dentro da equipe. Elas geralmente já possuem um pensamento diferente (em função da idade) e estão conectadas com o que há de diferente.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre isso, experimente analisar o comportamento dentro e fora da empresa de pessoas de idades diferentes. A mudança de geração apresenta grande impacto sobre a maneira de agir e pensar – e esse é um grande trunfo na hora de buscar a inovação.

3- Tenha métricas

Para gerenciar é preciso medir. Esse é um pensamento muito importante da administração empresarial e que é fundamental para o desenvolvimento e a sobrevivência em um mercado tão competitivo.

As métricas são fundamentais para identificar situações problemáticas (ou que ao menos exigem maior atenção por parte dos gestores). E elas também ajudam na hora de inovar.

Claro que não se trata de algo tão simples, afinal se inovar fosse fácil não seria algo tão valorizado. Entretanto, ao identificar pontos falhos da sua empresa através das métricas, talvez seja hora de reavaliar o processo e talvez até modificá-lo por completo.

4- Analise o mercado e seus concorrentes

A concorrência é muito demonizada no cenário empresarial brasileiro, mas ela pode ser extremamente útil para você encontrar oportunidades de inovação. Ora, se você está perdendo mercado para um concorrente, por que não ir até ele e entender o que está sendo um diferencial?

O benchmarking é uma ferramenta excepcional para a inovação. Muitos gestores percebem oportunidades simples (e efetivas) de mudança do seu negócio apenas com essas visitas ocasionais.

E isso não vale apenas para processos internos e gerenciais, mas desde o atendimento inicial. Será que a abordagem do seu concorrente não é melhor que a sua? Lembre-se: inovação não necessariamente envolve a tecnologia, mas sim por realizar ações e processos de maneira diferente e, por regra, melhor.

5- Use as redes sociais

As redes sociais vieram para ficar. É difícil encontrar um brasileiro que não esteja engajado em uma ou mais plataformas sociais. Facebook, Twitter e Instagram estão na lista de obrigações diárias de boa parte da população brasileira.

Com isso, também cresceu a presença de empresas nessas redes sociais. O problema é que a maioria foca apenas em publicidade e divulgação de produtos específicos que estejam em promoção.

Não se esqueça de que seu público pode estar também nessas redes sociais e contribuir através de comentários e críticas para encontrar soluções voltadas para a inovação do seu negócio.

6- Evite preconceitos sobre ideias

Um dos grandes desafios na hora de inovar está em aceitar e entender que determinada ideia é realmente boa. Internamente existem diversos preconceitos que precisam ser abortados caso você realmente queira alcançar a inovação.

Portanto, sempre que começar a projetar mudanças dentro do seu planejamento estratégico, liberte-se de preconceitos ou bloqueios do tipo “isso não vai funcionar” ou “nunca vou conseguir”.

Inovação também consiste em assumir riscos, afinal você precisará tentar algo novo e inédito (ao menos para o seu negócio). Do contrário, não seria algo inovador.

7- Use o princípio da estratégia do Oceano Azul

A estratégia do Oceano Azul baseia-se justamente na imagem que se cria ao pensar em um oceano aberto: muito mar para poder ser explorado e navegado.

Esse é um princípio especialmente importante no mundo dos negócios. Ao invés de tentar vencer a sua concorrência diretamente, o seu objetivo será driblá-la buscando explorar mercados inéditos e que ainda não possuem concorrentes (por isso o nome de Oceano Azul).

Essa atividade depende diretamente do engajamento que você tem com o seu segmento, os seus clientes e com a abertura para mudar processos. Só assim será possível inovar o seu negócio.