POR QUE ADQUIRIR UMA CHANCELADORA DE DOCUMENTOS?

Quem trabalha na área de contratos de uma empresa sabe o quanto é complicado assinar uma grande quantidade de documentos diariamente. Assinar toda a apelada, além de dar trabalho pode causar problemas nas articulações, devido ao movimento repetitivo.

Muitos não conhecem, mas existe um aparelho específico para assinar documento de maneira automática e sem esforço: a chanceladora de documentos. Para quem não conhece, a chanceladora (assinadora) de documentos é um pequeno equipamento que serve para assinar ou carimbar um documento.

Esse equipamento consegue reproduzir a assinatura de uma pessoa para comprovar a autenticidade e veracidade do documento. Entretanto é importante frisar que para substituir a assinatura manual pela mecânica é necessário possuir autorização legal.

É permitida a utilização de chancela mecânica para a autenticação de títulos ou certificados e cautelas de ações das sociedades anônimas. (Lei nº 6.404, de 15/12/1976, arts. 24, parágrafo 2º, e 25). Para fazer a validação da assinatura mecânica é necessário apresentar os seguintes documentos originais:

  • CNPJ/MF da empresa;
  • Contrato Social e posteriores alterações do Contrato Social (pessoa jurídica) ou Estatuto Social e Ata de eleição da diretoria, devidamente registrada no órgão competente.
  • Certidão Simplificada da Junta Comercial (validade de 30 dias)
  • Declaração do fabricante da chancela;

Confira abaixo alguns motivos pelos quais você deve adquiri uma chanceladora de documentos.

Órgão públicos podem usar chanceladora

Os órgãos administrativos públicos recebem uma grande quantidade de documentos diariamente e dar conta de todos esses papéis não é fácil.  A ajuda da chanceladora de papel nesse caso é muito bem vinda.

De acordo com o decreto Nº 88.086, de 7 de fevereiro de 1983 podem usar a chanceladora de papel para assinar os documentos.

Art. 1º. Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal, na expedição de documentos em série ou de emissão, usarão chancela mecânica, mediante a reprodução exata, por máquina a esse fim destinada, das assinaturas, firmas ou rubricas das autoridades competentes.

Agiliza as tarefas

Imagem relacionada

Ler documentos antes de assinar é algo essencial e já ocupa uma boa parte do tempo de trabalho. O grande problema é que além de ler é preciso assinar os documentos após a leitura e geralmente se trata de uma grande sequencia de folhas que precisam ser rubricadas ao final. Para não perder tanto tempo nesse processo, a chanceladora de documentos facilita o trabalho, otimizando o tempo atribuído pra essa tarefa.

Aumento da segurança

O uso da chanceladora de documentos, além de agilizar a rotina de trabalho, pode contribuir para aumentar a segurança no que tange a autenticidade da assinatura. Essa maior segurança se deve ao fato da assinatura mecânica ser muito mais difícil de ser alterada do que uma assinatura manual, diminuindo assim, a possibilidade de fraudes nos documentos.

Onde adquirir?

Existem diversos modelos de chanceladora disponível no mercado.  Aqui na Riotron, você encontra modelos especiais com um preço que cabe no seu bolso. Entre em contato conosco e descubra qual modelo combina com a sua necessidade.

Já conhecia os benefícios da chanceladora de documentos? Compartilhe essa dica com o seus colegas de trabalho.

Fragmentadora de Papel | Fragmentadora de Papel Profissional