IMPRESSORA A LASER OU JATO DE TINTA: ENTENDA ANTES DE COMPRAR

Muitas pessoas que desejam comprar uma impressora têm dúvidas sobre qual modelo adquirir. No mercado há diversos modelos, entretanto as duas principais são a impressora a laser e a jato de tinta. Essas duas opções tem suas especificidades, vantagens e desvantagens.

Dessa forma, para escolher a ideal para a sua necessidade é preciso analisar suas reais necessidades e quantidade de impressões que terá que fazer, para que assim, não seja feita uma compra equivocada, uma vez que esse é um tipo de investimento que nem sempre sai barato.

Para ajudá-lo a escolher entre esses dois equipamentos, mostraremos a seguir algumas informações importantes que você deve analisar antes de providenciar a compra da sua impressora. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Impressora Jato de Tinta

Resultado de imagem para impressora jato de tinta

Essa é o tipo de impressora mais comum cuja a impressão é realizada através de gotículas de tinta (também chamado de sistema de gotejamento) que formam o texto ou imagem no papel. Sistemas que utilizam o método de jato de tinta contêm equipamentos que usam cera térmica, cartuchos de tintas e outros métodos de impressão.

Entre a impressora a lazer ou jato de tinta, o último modelo é o mais indicado para pequenos negócios ou uso doméstico, uma vez que a velocidade da impressão é mínima, e o custo final é mais baixo.

E para trabalhos específicos, que requerem cartuchos especiais, o valor da impressão pode acabar saindo caro, o que não compensaria nesse caso.

No entanto, as impressoras jato de tinta fornecem a vantagem de que o cartucho de tinta é mais barato do que um toner. Ou seja, isso proporciona uma economia para quem só imprime em poucas quantidades. O mesmo vale para quem precisa de impressoras coloridas, pois o valor do cartucho de impressão colorida é menor do que o de toners.

Outra vantagem é com relação a impressão de fotografias, pois existem muitas impressoras a jato de tinta que têm melhores resultados que as de laser. Dessa forma, caso o seu escritório precise desse tipo de impressão, talvez seja um fator a ser considerado.

Impressora a Laser

Resultado de imagem para impressora a laser

O funcionamento da impressora a laser é mais simplificado. A imagem é criada no papel através de um pigmento em pó, que fica no interior de uma estrutura chamada toner.

Geralmente, quando se está na dúvida entre a impressora a laser ou jato de tinta, é importante lembrar que a primeira opção imprime de forma mais rápida e com mais qualidade de imagem do que as impressoras jato de tinta.

Pela velocidade e agilidade da impressão, as impressoras a laser são desenvolvidas para os estabelecimentos que fazem um grande volume de trabalho no dia a dia. Essas impressoras podem ser usadas para uso doméstico, mas o custo é alto, e o investimento apenas será bem utilizado se houver a necessidade de imprimir em grande volume.

O preço do toner é maior do que os de cartucho de tinta, mas a vantagem é que a durabilidade é maior, ou seja, faz mais impressões. Dessa maneira, o custo benefício das impressões a laser é melhor do que as impressões a jato de tinta.

No entanto, a desvantagem da impressora a laser é a impressão colorida, visto que a impressora laser colorida é muito cara. Por conta disso o valor da impressão fica muito alto. Isso ocorre, pois para que uma impressora laser faça impressões coloridas, é necessário comprar 3 toners, e esse alto investimento apenas compensa se for para realizar trabalhos de grande volume e larga escala.

Impressora a laser ou jato de tinta: qual é a melhor?

Essa é uma dúvida frequente entre pessoas que querem comprar uma nova impressora. Mas para essa pergunta não há uma resposta específica, pois primeiro é preciso saber quais são suas necessidades.

Muitos fatores devem ser levados em conta na hora de decidir entre a impressora a lazer ou jato de tinta, como:

  • Se a impressora será de uso profissional ou pessoal;
  • As impressões serão em baixo ou grande volume;
  • As cópias têm a necessidade de serem coloridas, dentre outras.

Fazendo essas perguntas para si mesmo, será mais fácil escolher qual equipamento é mais apropriado para você.

Por exemplo, quem imprime apenas uma pequena quantidade por semana, pode escolher a impressora jato de tinta. Como estudantes, que precisam imprimir apenas poucos documentos e papeis por semana.

Geralmente, o valor da impressora a jato de tinta é mais acessível, e a substituição dos cartuchos é mais prática e barata. Outro ponto positivo é a facilidade de usar cartuchos coloridos e a qualidade da impressão. Dessa forma, se gosta de imprimir trabalhos coloridos e fotos, esse tipo de equipamento é o melhor para você.

Por outro lado, para quem trabalha com uma quantidade grande de impressões, a impressora a lazer é ideal. A sua vantagem é a durabilidade, e a ótima qualidade das impressões.

Pesquise bastante!!!

Depois de escolher o modelo da impressora com base nas suas necessidades, é preciso pesquisar bastante sobre as marcas e valores. Procure em lojas físicas e online, compare os preços e pergunte seus amigos quais impressoras eles usam e quais indicam.

Confira como funciona a garantia, descontos à vista, juros de parcelamento e outras informações que te ajudarão a certificar que fez a compra certa.

A escolha certa de uma impressora faz toda a diferença para a execução das tarefas. Dessa forma, analise bem quais são suas necessidades e a quantidade de impressões que fará em média por semana. 

Agora que você já está por dentro das principais vantagens e desvantagens da impressora a lazer ou jato de tinta, basta analisar estas informações para decidir qual o modelo terá condições de atender as suas necessidades ou a do seu negócio.

Deixe um comentário