A falta de espaço pode causar desconforto e incômodo em diferentes estabelecimentos. No ambiente de trabalho, não ter espaço pode acabar gerando uma queda na produtividade, o que pode ocasionar em perda de dinheiro e tempo. Por isso, o que muita gente se pergunta é: Como solucionar a falta de espaço no ambiente de trabalho?

Para fazer com que o local de trabalho tenha o espaço otimizado, é preciso ter a responsabilidade de lidar com esse problema de forma prática e eficiente.

Se você sofre com esse problema no seu ambiente de trabalho e quer saber como resolver, neste artigo daremos algumas dicas. Confira a seguir!

Dicas incríveis para solucionar a falta de espaço no ambiente de trabalho

Muitas empresas que estão crescendo, precisam se expandir e muitas vezes não têm espaço para isso, o que pode causar muitos problemas como pilhas de papel e desorganização que prejudicam a produtividade do trabalho dos funcionários, atrapalhando a concentração de todos e causando custos e prejuízos.

Um bom ambiente de trabalho causa benefícios para todos e motiva os colaboradores a trabalharem em equipe e harmonia.

Por isso, uma das dicas para você saber como solucionar a falta de espaço no seu ambiente de trabalho é:

Mantenha a organização no seu dia a dia

A falta de espaço dentro do ambiente de trabalho pode causar problemas com a organização de documentos, processos e produtos.

Quando se tem uma armazenagem feita de maneira improvisada e em espaços apertados, a tendência é que cada vez mais vá se perdendo a metodologia de organização.

Por causa dessa desorganização, quando algum funcionário precisar encontrar algum documento importante, terá problemas e isso fará com que ele perca mais tempo nessa tarefa.

Dessa forma, se você não conta com muito espaço no local de trabalho, busque organizar as coisas no ambiente. Isso irá aumentar a produtividade de todos e evitará dor de cabeça.

Para começar, separe e arquive os documentos, coloque os lápis e canetas em um porta-caneta ou gaveta, e assim por diante. Um espaço de trabalho organizado fará toda a diferença e proporcionará benefícios para a concentração dos funcionários.

Tenha apenas o necessário

Para otimizar o ambiente de trabalho, é essencial manter no local apenas o necessário. Evite a decoração desnecessária e organize bem os papéis, produtos e arquivos.

Jogue fora o que a empresa não precisa mais e busque manter apenas o que será útil. Dessa forma, haverá menos risco de se distrair com coisas que não são importantes.

Utilize cores claras no ambiente

Usar cores claras em um ambiente de trabalho com pouco espaço é um ótimo artifício para dar uma sensação de continuidade e amplitude ao ambiente. Além disso, as superfícies claras também promovem uma melhor distribuição da luz no local, tornando-o mais agradável.

Tenha uma boa logística

Muitos problemas de falta de espaço estão relacionados com uma logística ruim de armazenagem.

Isso faz com que haja um aumento nos gastos, além de provocar um risco para a segurança e integridade dos produtos e/ou arquivos. Como consequência, tem-se um ambiente de trabalho menos lucrativo.

Por isso, se você deseja saber como solucionar a falta de espaço é preciso contar com uma boa logística, pois ela é essencial para otimizar o espaço do seu local de trabalho.

Talvez seja necessário alugar um galpão ou sala para armazenar produtos ou documentos. No entanto, para evitar a perda de tempo e aumento dos custos, é preciso fazer um bom controle e projeto.

Pode ser uma boa ideia adquirir uma unidade em algum self storage (box para guarda e organização de qualquer tipo de bem). Conforme for necessário, somente será preciso alugar uma nova unidade no mesmo ambiente ou com mais espaço.

Evite barreiras visuais

Para não dar o aspecto de que o ambiente é ainda menor do que ele é, evite as barreiras visuais. Quanto mais integrados e abertos forem o espaço, maior a sua impressão do ambiente. Busque usar móveis e itens vazados ou baixos para separar os ambientes, para assim não criar nenhum tipo de barreira.

Invista em baias de trabalho

Baias para escritório
Baias para escritório

As baias de trabalho estão cada vez mais sendo adotadas nas empresas e escritórios de diferentes portes. Elas oferecem muitos benefícios para os gestores que desejam otimizar o ambiente de trabalho. Há duas opções de modelos, como:

Abertas: não tem demarcação entre as mesas, e por causa disso o espaço é mais amplo.

Com divisórias: a baia se mantém na mesa, mas proporciona maior privacidade graças às divisórias que determinam o espaço de cada um.

O que vai definir o modelo das baias serão o propósito e estilo da empresa. Por exemplo, caso seja uma empresa de telemarketing, as baias com divisórias são mais usadas para não interferir na privacidade da ligação.

Já agências de publicidade, por exemplo, tendem a trabalhar com as baias abertas, pois isso aumenta a interação entre os funcionários e facilita a troca de ideias, o que pode contribuir para um trabalho em equipe e mais produtivo.

Outros detalhes

Seja com as baias com divisórias ou abertas, é fundamental que a empresa esteja atenta à qualidade do material dos móveis, e à sua funcionalidade, para aumentar a produtividade ainda mais e otimizar o ambiente de trabalho. Alguns fatores podem dar um melhor suporte para os funcionários, como:

Gaveteiro: pelo fato das bancadas serem totalmente integradas, é comum que a mesa fique bagunçada. Para deixar o lugar mais organizado, as gavetas possibilitam o armazenamento de itens e documentos importantes.

Armários: algumas baias com divisórias ocupam um certo espaço, e não possibilitam a adição de gavetas debaixo da mesa. Dessa forma, é possível colocar os armários individuais em cima da baia, para ajudar a ter mais espaço.

Divisórias: existem diferentes tipos de divisória, como as de madeira, de vidro, inteiriço e etc. Esses modelos ajudam a separar os diferentes espaços dentro de um ambiente de trabalho, a fim de deixar o local mais organizado.

Conclusão

Enfim, caso o problema do seu trabalho seja a falta de espaço, as bancadas podem oferecer uma boa solução. No entanto, é fundamental verificar com qual modelo os funcionários e colaboradores se sentirão melhor, visto que será algo que afetará todo o ambiente. Busque entrar em consenso para saber o que terá mais resultado.

Ao otimizar o seu ambiente de trabalho, todos se beneficiam, como funcionários, colaboradores e até mesmo os clientes. Dessa forma, fatores como mais comodidade e produtividade irão promover pontos positivos para o seu negócio.

Agora que você já sabe como solucionar a falta de espaço no ambiente de trabalho, não perca tempo e comece as mudanças agora mesmo!