6 SINAIS DE QUE ESTÁ NA HORA DE VOCÊ SUBSTITUIR O COMPUTADOR

Com o passar dos anos e também com o avanço da tecnologia, é comum que alguns itens como o computador acabem ficando com a configuração atrasada, de modo que seja preciso fazer a substituição do mesmo por algo mais moderno. Sendo assim, a dúvida que muita gente apresenta é como saber a hora certa para substituir o computador?

Se você chegou até aqui provavelmente é porque apresenta essa mesma dúvida, certo? Pois bem, nesse post vamos lhe mostrar quais são os principais sinais que o seu computador pode apresentar como indicativo de que precisa ser substituído por um novo. Confira a seguir!

Principais sinais de que o seu computador precisa ser trocado

  1. Impossibilidade de instalar o sistema operacional mais atual

Um dos primeiros sinais de que o seu computador precisa ser trocado é quando você vai atualizar o sistema operacional do seu pc e ele não permite esse tipo de operação.

Antigamente, adquirir as novas versões dos sistemas operacionais não era algo considerado prioridade para os usuários.

Mas hoje em dia manter o computador sempre com as versões mais atuais do sistema operacional é essencial para otimizar o seu desempenho e também para manter a sua máquina o mais segura possível contra a ação de hackers e demais agentes invasores que estão presentes no meio virtual.

Agora para adquirir um sistema operacional atualizado, é preciso que o seu computador apresente alguns requisitos básicos de hardware para que esse sistema possa ser instalado na sua máquina. Quando o seu computador não apresenta tais requisitos, então este é um sinal de que você precisa trocar o seu pc o quanto antes.

  1. Incapacidade para instalar e também executar programas recentes

Se você utiliza um software para fazer seus trabalhos de escola, ou mesmo para trabalhar, e ele sofreu uma atualização no qual você não consegue aplicar porque não é compatível com o seu computador, então esse é o momento para você pensar em substituir o seu pc por um equipamento mais moderno e atual.

Existem alguns programas de computador que necessitam de atualização constante para garantir o seu perfeito funcionamento e quando isso não acontece, o desempenho da sua máquina acaba ficando comprometida.

Sendo assim, este é um excelente sinal para você saber quando é a hora certa para substituir a sua máquina.

  1. Computador lento

O tempo que um computador leva para responder a um determinado comando também pode ser um sinal de que você precisa ou não trocar de pc.

Existem várias maneiras do seu computador ser lento. Ele pode demorar a abrir, ou então pode também demorar para acessar determinada página na internet, ou ainda demorar para abrir um programa, enfim, as formas nas quais o seu computador pode se mostrar lento são várias.

Nesse caso você pode até utilizar ferramentas de limpeza do sistema para garantir uma velocidade de resposta maior do seu pc que ainda assim não estará resolvendo o problema de vez.

Um dos grandes motivos que fazem com que o seu pc fique lento, é a eficiência do hardware.

A memória RAM, o HD, bem como outros componentes do seu computador podem até ter atendido bem as suas necessidades no passado, mas chega um momento em que eles já não apresentam a eficiência de antes e com isso a substituição acaba sendo algo inevitável.

Computador lento
Computador lento

  1. Problema para conectar componentes externos no seu computador

A medida que o tempo vai passando, novos periféricos acabam sendo inventados e postos à disposição no mercado.

Dessa forma, o seu pc precisa estar aberto a essas novidades. Antigamente, era fácil encontrar computadores com entrada para disquete, mas hoje em dia, o padrão HDMI é o mais moderno e também o mais utilizado, tendo em vista que este padrão oferece uma qualidade melhor.

Sendo assim, se o seu computador apresentar uma versão mais antiga no que se refere aos componentes de conexão externa, não pense duas vezes em trocar o seu computador por um modelo mais atualizado, pois dessa forma você estará garantindo um melhor desempenho e também uma facilidade maior no que se refere a possibilidade de conectar dispositivos externos diferentes no seu computador.

  1. Uso limitado dos recursos do seu computador

Se a memória RAM do seu computador está praticamente toda consumida, pode ter certeza que isso representa um grande problema para você.

Isso porque, a partir do momento em que a memória RAM está completamente comprometida, o desempenho do seu computador acaba ficando prejudicado e isso se reflete diretamente na sua produtividade ao usá-lo.

Por isso, se você percebeu que o seu computador já não apresenta mais a potência que tinha antes, por estar com sua memória RAM praticamente preenchida, então esse é o momento ideal para você começar a pensar em comprar um outro computador para você.

  1. Problemas demais e uso de menos

Outro sinal para identificar quando é a hora certa de substituir o seu computador por um novo, é quando você passa a notar que está gastando mais tempo resolvendo problemas do seu pc, do que utilizando ele de fato.

Seja um barulho na fonte, ou então o processador que está superaquecendo, enfim, seja lá qual for o problema que o seu pc esteja apresentando, se estes problemas estão ocorrendo com muita frequência ou em excesso, então este é o sinal que você precisa para providenciar um computador novo, que atenda às suas necessidades e que não fique tomando o seu tempo na resolução de inúmeros problemas envolvendo o seu pc.

Caso não tenha dinheiro suficiente para comprar um computador novo nesse momento, alguns problemas podem ser resolvidos com apenas alguns upgrades. Agora se este não é o caso do seu pc, então recomendo que faça uma economia e tente comprar um equipamento novo, afinal de contas, fazendo isso você tem muito a ganhar em qualidade, rapidez e eficiência. Fica a dica!

E então, gostou do artigo? Confira também 4 dicas para arquivar documentos empresariais.

Fragmentadora de Papel | Fragmentadora de Papel Profissional