4 DICAS PARA ECONOMIZAR O USO DE PAPEL NA SUA EMPRESA

Não dá pra negar que entra ano e sai ano, o consumo de papel dentro das empresas é sempre um dos principais gastos financeiros. Seja para imprimir um documento importante ou para colocar um aviso no quadro de funcionários, o papel é um item indispensável na rotina de qualquer empresa. Entretanto, o uso dessa matéria prima deve ser consciente para que o desperdício não aconteça.

Entre os setores que mais utilizam o papel na rotina de trabalho estão:

  • RH;
  • Financeiro;
  • Comercial

Além dos gastos financeiros, o uso demasiado do papel agride o meio ambiente, principalmente quando não há a coleta seletiva. Para evitar que gastos desnecessários de papel aconteçam, separamos 5 dicas para você economizar o uso de papel na sua empresa.

 

1- Conscientize os colaboradores

Como em todas as áreas, tudo começa pela educação. Conscientizar os colaboradores de que o uso indevido do papel é uma prática ruim é essencial para evitar o desperdício. Essa conscientização não precisa ser feita com papéis colocados nos corredores, pois essa prática em si já é um desperdício. A informação pode ser transmitida pela equipe de endomarketing, por meio de reuniões periódicas e envio de e-mails semanais.

 

 

2- Configure os seus equipamentos

Além da conscientização da equipe, a empresa também pode adotar outros métodos para economizar o uso de papel. Fazer a configuração dos parques de impressão da empresa é uma das opções mais eficientes para evitar esse desperdício.

 

A maioria das impressoras profissionais possui a opção de limitar impressão por usuário. Além disso, pode ser impresso um relatório semanal ou mensal do número de impressões que cada funcionário fez por mês. Também é possível configurar as impressões para serem somente em preto e branco e frente e verso.

 

 

3- Incentive o uso de armazenamento digital

Muitas pessoas imprimem alguns documentos com a intenção de manter aquela informação a salvo. Entretanto, hoje em dia estão disponíveis diversas plataformas de armazenamento em nuvem que permitem manter os documentos bem guardados, sem o risco de perdê-los. Sendo assim é importantíssimo que a empresa incentive esse tipo de prática dentro das empresas para economizar o uso de papel.

 

 

4- Recicle e reutilize o papel

Apesar do toda a conscientização, existe uma série de documentos que precisam ser impressos. Esses papéis, após os seu tempo de utilização, não precisam ir direto para lixeira. Existem diversos métodos de reciclagem que ajudam evitar o desperdício de papel. Como exemplo, os colaboradores podem fazer blocos de anotações com o verso de papéis não mais utilizados.

 

Outro ponto que é necessário ressaltar é o uso das fragmentadoras de papel. Esse equipamento, além de proporcionar uma maior segurança para os dados produzidos dentro da empresa, também contribui positivamente no processo de reciclagem do papel. Fora isso existe uma série de objetos que podem ser feitos com o papel fragmentado. Temos algumas opções interessantes para quem quiser reaproveitar esse papel (Clique aqui para ver).

 

Gostou desse artigo? Compartilhe com outras pessoas.

Fragmentadora de Papel | Fragmentadora de Papel Profissional