3 SINAIS DE QUE SUA EMPRESA PRECISA DE UMA FRAGMENTADORA DE PAPEL

Hoje em dia, a necessidade por métodos e aparelhos que façam a nossa rotina mais prática e rápida cresce cada vez mais. Além disso, otimizar certas atividades pode gerar mais lucratividade e bons resultados. Por isso, o que sua empresa pode estar precisando é de uma fragmentadora de papel.

Nas indústrias e ambientes empresariais, em que a quantidade de papel gerada é muito intensa durante o dia, adotar esse tipo de prática pode trazer benefícios quando se remete a sustentabilidade, como na reciclagem do papel, e também para a segurança de documentos.

Assim, ao adquirir esse equipamento é importante que a empresa realize uma pesquisa de mercado para encontrar o modelo que mais de identifica com a rotina de trabalho do local e que seja eficiente na trituração de papel.

Desse modo, se você deseja saber sobre os motivos que indicam a necessidade de contar com uma fragmentadora de papel em sua empresa, continue acompanhando esse artigo e confira algumas dicas importantes.

A importância da fragmentadora de papel e os principais motivos para ter esse equipamento em sua empresa

Em um local de trabalho, o número de informações confidenciais e que exigem sigilo é significante, como senhas, códigos, contratos, investimentos e outros assuntos. Assim, a maneira como você descarta esse material que está impresso é importante, por isso que existe a fragmentadora de papel.

Da mesma forma que existe a tecnologia criada para a proteção de arquivos que estão salvos no ambiente virtual, também, é preciso dispor de equipamentos que prezem pela segurança de arquivos físicos, ou seja, que estão impressos em papel.

O funcionamento da fragmentadora consiste basicamente em cortar o papel descartado em pequenas tiras, de forma que fica extremamente difícil juntar novamente as partes trituradas. A intenção ao final desse processo é que o resíduo seja levado para a reciclagem.

Os equipamentos desse tipo que estão disponíveis no mercado, em sua maioria, contam com um disco de corte, que normalmente é confeccionado em aço. Também, todos apresentam um motor elétrico que é a peça responsável por movimentar as engrenagens para o corte.

Quando devo adquirir uma fragmentadora de papel?

Para identificar o momento em que é necessário a empresa adquirir uma fragmentadora de papel, confira a seguir alguns dos sinais que podem ser decisivos para se investir nesse equipamento:

  • Necessidade de destruição de materiais impressos que precisam ter as informações ali contidas de forma confidencial. Assim, o retalhamento do arquivo impede que o mesmo seja copiado ou descoberto, o que pode trazer prejuízos à empresa.

  • Geração de grande quantidade de papel no ambiente de trabalho, que quando descartada da forma convencional pode ocupar mais espaço, exigir a maior manutenção da limpeza e ainda dificultar o processo de reciclagem.

  • Método fácil e rápido para descartar arquivos que precisam continuar em sigilo. A fragmentadora permite que todo o material seja destruído de forma prática e sem perda de tempo, otimizando a necessidade de fazer o descarte.

Por isso, se você identificar esses sinais em sua empresa e verificar que o processo de destruição de arquivos confidenciais é frequente e precisa ser feito de uma maneira mais eficiente e segura, invista em uma fragmentadora de papel para facilitar as atividades no ambiente de trabalho.

Os fatores envolvidos na hora de escolher uma fragmentadora de papel

Assim como para qualquer outro tipo de equipamento que uma empresa irá adquirir é preciso que uma pesquisa de mercado seja feita para analisar variáveis, modelos e valores. Essa situação também irá ser aplicada para a compra de uma fragmentadora de papel.

Confira a seguir os fatores que a empresa deve ficar atenta na hora de investir o seu orçamento em um equipamento para o corte de papel:

Nível de segurança:

Essa questão irá depender do resultado final que a empresa espera no descarte de documentos. Se o corte for feito em tiras o espaço ocupado na lixeira é maior ou o papel pode ser fragmentado em partículas, ocupando menos espaço e impedindo de ser montado.

Quantidade de material:

O volume de resíduo impresso gerado por dia deve ser calculado, com a finalidade de identificar a capacidade que o seu fragmentador deve ter. Esse cálculo vai estar diretamente ligado com a quantidade de folhas que ele irá conseguir rasgar.

Tipo de material:

O mais comum para fragmentadores é que o material que será destruído seja o papel. Contudo, existem equipamentos que têm a capacidade de triturar outros tipos de materiais, como, por exemplo, CDs, papelão e outros modelos de papéis de maior gramatura.

Espaço:

Outro fator importante é fazer o levantamento da área livre da empresa que está disponível para instalar esse tipo de equipamento. O mercado oferece desde modelos compactos para salas pequenas, até fragmentadoras com alta capacidade de trituração por vez.

Velocidade de fragmentação:

Os modelos disponíveis também permitem que o comprador possa escolher pela quantidade de papéis que são triturados por vez, respeitando a espessura de cada uma.

Além desses fatores deve-se ficar atento para o tipo de corte que é mais ideal para os arquivos, qual é a voltagem do local onde o equipamento irá ser instalado e qual o orçamento que está disponível para a sua compra.

Cuidados necessários com a fragmentadora de papel

HSM SECURIO B34

Após a aquisição da fragmentadora de papel pela empresa, alguns cuidados devem ser tomados para garantir a vida útil desse equipamento e também evitar manutenções constantes, que podem acabar levando a sua perda total, como, por exemplo:

  • Folhas com gramatura superior ao permitido pelo equipamento;
  • Trituração de papéis que contenham grampos ou clips juntos;
  • Retirada do papel quando ele está no processo de fragmentação;
  • Colocação dos papéis em desacordo com o alinhamento exigido;
  • Inserção de um número do folhar superior ao que está especificado.

Se os usuários tomarem esses cuidados durante o uso do equipamento, certamente, o seu funcionamento será mais duradouro e o processo de corte bem mais eficiente.

Dessa forma, analise e faça o levantamento de todas as necessidades relacionadas ao descarte de arquivos confidenciais dentro da sua empresa e veja qual o modelo de fragmentadora de papel irá atender melhor a demanda do ambiente de trabalho.

Gostou desse artigo? Veja também quais são as 3 melhores fragmentadoras para uso pessoal.

Deixe um comentário