No meio corporativo são aplicadas diversas práticas para fazer o negócio se desenvolver da maneira correta, sustentável e dentro das leis. Dentre todas essas, existe a Compliance, porém apesar da maioria das empresas precisarem adotar essa tática, 70% dos empresários não sabem ao certo o significado deste termo.

O que é Compliance?

Compliance é um conjunto de práticas corporativas destinadas a impulsionar as empresas a cumprirem diligentemente todas as normas legais, regulamentos, políticas e diretrizes ligadas à sua área de atuação.

O termo Compliance é derivado da palavra comply (inglês) que significa agir em sintonia com as regras, ou seja, estar em conformidade com leis e regulamentos, externos e internos.

Essa atividade trata-se de criar ações com o objetivo de manter a empresa em conformidade com os normativos dos órgãos reguladores e com suas imposições, seguindo os padrões impostos a seu segmento nas mais diversas áreas como fiscal, contábil, jurídica, previdenciária, ambiental, trabalhista, ética e assim por diante.

O termo Compliance surgiu nos anos 90, sendo utilizado primeiramente pelas instituições financeiras. Essa atividade era desempenhada pela assessoria jurídica, considerando a sua especialidade nas interpretações dos instrumentos legais. Com o passar do tempo, os gestores perceberam que era impossível programar procedimentos de conformidade sem conhecimento pleno dos processos internos, sendo assim necessário criar seu próprio setor de Compliance.

As empresas que possuem grande responsabilidade jurídica e normativa são as que mais precisam implantar um departamento que garanta a conformidade de seus atos ou pelo menos ter uma assessoria externa para agir em apoio à sua alta direção.

Como funciona?

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em sua Convenção sobre o Combate da Corrupção, em vigor desde 1999, onde o Brasil é um dos 39 países signatários deste acordo, preconiza boas práticas, controles internos, ética e Compliance como diretrizes que deverão ser observadas pelos signatários.

Além de manter as informações seguras e seu negócio sempre funcionando, as organizações precisam mostrar e comprovar para o mercado que estão adotando boas práticas.

Ao se adequar com as boas práticas e padrões existentes atualmente, a organização ganha reconhecimento do mercado e destaca-se. Na atual situação do mercado a Compliance não é mais um diferencial no mundo corporativo, mas é um pré-requisito para sua sustentabilidade.

Benefícios da Compliance

As empresas que tem atividade Compliance possuem diversas vantagens que vão além da vantagem competitiva com outras empresas. São elas:

  • Desconto em linhas de crédito;
  • Valorização da organização;
  • Melhor retorno dos investimentos;
  • Ganho de credibilidade por parte dos clientes.

Profissionais de Compliance

Hoje boa parte das instituições está investindo em profissionais da área de Compliance. Basicamente cabe a este profissional analisar meticulosamente os riscos operacionais, gerenciar os controles internos, adequar às normas técnicas, realizar auditorias e adequar a politica da empresa as leis vigentes.

O primeiro passo para quem deseja ter um setor de Compliance em sua empresa é elaborar, com o auxílio de especialistas, contratados um código de conduta em linguagem simples e objetiva ao entendimento de todos. A partir daí, basta seguir as normas e condutas tanto interna como externa para evitar punições indesejáveis.

Ao aplicar essa atividade na empresa, as ferramentas mais utilizadas serão:

  • Códigos de ética e conduta;
  • Canal de denúncia;
  • Treinamento e desenvolvimento sobre ética organizacional;
  • Programas de integridade;
  • Due diligence de fornecedores (avaliação de risco);
  • Jogos de Compliance.

Conclusão

No Brasil, muitas empresas ainda relutam em adotar a atividade de Compliance em sua gestão por querer evitar a burocracia. Porém em alguns casos, implementações como essa são de extrema necessidade para resguardar a empresa de possíveis problemas que enfraquecem a sua instituição, declina sua credibilidade, prejudica seus ganhos e suas perspectivas de futuro.

E você já conhecia essa atividade? Compartilhe com a gente a sua experiência.