Todas as empresas devem ser bem administradas e gerar altos lucros, certo? Bem, isso é uma realidade incontestável. Mas como diria a velha frase, “a melhor forma para ganhar dinheiro é começar não perdendo”! Afinal, que adianta uma empresa que ganha um milhão de reais e gasta um milhão e meio, não é verdade?

Uma das coisas mais importantes na gestão financeira da empresa é cortar os gastos desnecessários, reduzindo os custos do seu empreendimento. Neste artigo você aprenderá como é possível reduzir os gastos da sua empresa com pequenas atitudes no dia a dia!

Negocie as tarifas bancárias:

Quem é dono da empresa ou responsável pelo caixa, sabe o quanto é aplicado nos pagamentos de taxas bancárias. Grande parte desses valores são obrigatórios, mas o que nem todos sabem é que esses mesmos valores são negociáveis.

Se você mantém todos os pagamentos em dia, além de fazer uma grande movimentação, você deve ir até o gerente e conversar sobre o preço cobrado nas taxas.

Primeiro, procure outras agências e se informe dos valores, depois de pesquisas, vá até sua agência e tente conseguir o melhor preço. Se seu banco não fizer um preço igual ou melhor que o do concorrente, realmente é hora de mudar!

Procure os menores preços:

Além de procurar os menores preços nos bancos, é imprescindível que você procure os menores valores quando diz respeito aos fornecedores de produtos e prestadores de serviços.  Embora o valor possa parecer pequeno, com o decorrer dos anos, você estará pagando um valor muito alto, e poderia ter procurado alternativas mais baratas.

Materiais de escritórios:

A grande dificuldade de economizar nos materiais de escritórios se encontram no item anterior: procurar os menores preços. No entanto, este não é o único problema quando o assunto é material de escritório.

Para entender isso, é necessário compreender que os materiais costumam ser descartáveis, como canetas, clipes, grampos, colas, réguas, entre outros materiais que precisam ser constantemente recomprados.

A dica essencial é conscientização dos trabalhadores. Conversar para economizarem, cuidarem e manterem, evitando perdas e quebras, por exemplo.

Copos de água e café:

Assim como os materiais de escritório, é importante que você e sua empresa tenham consciência na utilização. Ao invés de usar 5 copos ao longo do dia, por que não usar um por dia?

Ainda assim, há forma melhor de economizar: os copos descartáveis, no longo prazo, levarão grande parte do seu capital, afinal, precisam ser comprados e recomprados constantemente. Para resolver isso, procure incentivar seus colaboradores a levar copos próprios, para diminuir o consumo de copos descartáveis; e se for preciso e possível, dê a cada um, um copo personalizado, para agilizar e motivá-los a usar copos. Assim, em algum tempo a empresa terá ganhado mais dinheiro que gasto.

Telefones e internet:

Os telefones são grandes vilões na hora da economia, não adianta! As ligações muitas vezes acabam não se restringindo somente aos negócios da empresa, mas também a ligações particulares e até mesmo desnecessárias.

Para resolver isso, faça mais uma vez a conscientização dos funcionários. Depois, uma análise periódica dos telefones discados, para conferir se está havendo ligações além das profissionais. E, claro, uma boa pesquisa de preços para escolher um pacote ideal para sua utilização!

Energia elétrica:

Já pensou quanta energia sua empresa pode estar desperdiçando? Ar condicionado, quando as janelas poderiam estar abertas, ar quente, com janelas abertas; luzes acesas, quando poderiam abrir vidros e cortinas, bebedouros elétricos no inverno, que poderiam muito bem ser substituídos por bebedouros comuns ou desligados.

A lista é enorme, e isso depende da sua empresa, da sua indústria, do seu negócio. Sendo assim, você precisa “passear” pela empresa procurando oportunidades de economia.

Concluindo

A redução de custos e a consequente economia no seu negócio, dependem somente de você! É uma questão de oportunidade. Analise seu negócio e deixe somente aquilo que é realmente necessário.