A informação expressa todo um contexto, ideias, caminhos, publicidade, planos de negócios, etc. Ao expor o conteúdo empresarial de forma equivocada, isso pode chegar às mãos do concorrente, que, com certeza, usará essas informações para desarmar seu oponente.

A informação carrega consigo diversas estruturas. Permitir que ela vaze é como permitir que outros utilizem suas estruturas, além de permitir que tenham o poder de destruí-las.

A quebra do sigilo empresarial representa, além de riscos ao marketing e aos planejamentos da empresa, riscos aos próprios colaboradores da empresa, pois podem vazar informações acerca dos profissionais detentores de cargos na empresa. Além disso, o vazamento pode resultar em chantagem, ameaça, e diversos outros transtornos.

Evitando a perda de informações:

Para diminuir a chance de ocorrer o vazamento de informações, é preciso tomar algumas medidas preventivas e eficazes. Elas não são as únicas medidas capazes de evitar o vazamento de informações sigilosas, mas são as primordiais para que isso não aconteça.

Educação e Instrução: Conscientização!

O primeiro passo para evitar que sua empresa tenha as informações espalhadas fora do âmbito permitido, é conscientizar os participantes, os funcionários, os sócios, e todo o pessoal envolvido no negócio.

É essencial que se explique para a equipe o que eles não devem contar, nem comentar com ninguém, mas principalmente, porque não devem fazer isso. Essa é a melhor forma para evitar que seus colegas divulguem informações sigilosas: a conscientização!

Muitas vezes, se há a ordem para não contar, mas seus membros não foram conscientizados, acabam pensando coisas como “o que tem de mais falar sobre isso? Não dá nada, posso falar sim”. Esse tipo de atitude é comum e até mesmo inocente, sem embargos, altamente prejudicial. Você, empresário, não pode pôr em risco todo seu empreendimento!

Acordos de Confidencialidade

Quando seus trabalhadores e sócios estiverem cientes do que fazer ou não fazer, é hora então de tornar isso uma exigência, não mais somente uma recomendação. É essencial que torne esse pedido uma obrigação formal.

Somente assim poderá haver responsabilização pelos danos causados à empresa. Caso não haja o contrato, se ocorrer algum caso de vazamento de informação, penalizar aquele que cometeu o desacordo será juridicamente complicado. Além disso, o contrato faz com que os indivíduos vejam o negócio de forma mais dotada de compromisso, agregando mais valor aos acordos, diminuindo a chance de vazamento de informações.

Embora seja uma etapa complexa e burocrática, é a etapa que tornará juridicamente confidencial as informações ali compartilhadas. Não se trata de uma opção, mas de uma obrigação a todo o empresário por precaução e segurança!

Segurança Tecnológica

Com tudo isso, temos várias outras formas para cuidar dos dados sigilosos.

Algum tempo atrás era comum ver pessoas andando com diversos documentos, se comunicando somente por meio de reuniões pessoais, enviando cartas e fazendo ligações comuns. Isso ainda é muito presente, porém os segredos já não ficam alocados somente em papéis dentro do cofre. Muitas vezes se escondem no bolso, no celular, no tablet, no e-mail, no Skype e nos sistemas de comunicações interna da empresa.

Com todo esse crescimento, o papel de um técnico em segurança digital é essencial, ainda mais se a empresa costuma divulgar e compartilhar informações sigilosas em sistemas próprios, pois caso não tenha a devida segurança, esses dados ficam à mercê Hackers.

Para os que se comunicam por meio de comunicação virtuais, a dica é manter o celular sempre com senha, manter uma constância na troca de senhas, nunca deixar senhas salvas e sempre utilizar o antivírus.

Concluindo

Você já notou que os passos para manter o sigilo não são difíceis, pelo contrário, são realmente fáceis, simples, só precisa de determinação.

Em suma, você precisa primeiro conscientizar sua equipe, instrui-los a não comentar sobre os temas sigilosos e em seguida assinar um acordo de confidencialidade com eles. Por fim, proteja os meios de comunicação utilizados para conversas sobre dados sigilosos.

Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais!